domingo, 12 de maio de 2013

Santidade=Separação


Ontem eu estava deitado no quarto da minha irmã, tentando lembrar de um texto da Palavra de Deus que tinha vindo em minha mente na parte da manhã. Abri a Bíblia forçando minha mente a lembrar do texto. Alguns minutos depois, o Espírito Santo (claro que foi Ele), me fez lembrar o texto, era Romanos 12.2:

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Eu, equivocadamente, pensei que o texto falava “transformai-o” e não me atentei que o certo é “transformai-vos”. Eu achava que os íamos transformar o mundo quando nós não nos conformamos com ele! Estava incorreto! Nós é que somos transformados num processo que durará até o fim de nossas vidas.

Resumindo: É o processo de Santificação!

“Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação...” 1 Tessalonicenses 4.3

Semelhantemente, já ouvi muitas pessoas pregando e falando incorretamente como eu (como eu até ontem), esta palavra do texto. Mas pela misericórdia e graça divina, o Espírito santo nos ensina todas as coisas!

O que o Espírito quer dizer aqui é que:

1)     Não devemos nos conformar com este mundo;
2)     Sermos transformados pela renovação do nosso entendimento;
3)     Separando do mundo pela Santidade a Deus.

Nós, como Igreja, não temos capacidade em nós mesmo de transformar o mundo que nos cerca e nem é isso que o texto quer dizer. Apenas Jesus Cristo pode salvar e transformar as pessoas. Ele usa a Igreja, pessoas, sim, mas quem transforma, quem faz a obra, quem opera é o Espírito Santo! Não estou dizendo aqui que Deus não usa a Igreja como ferramenta para alcançar os perdidos, não é isso, o foco aqui é que apenas Jesus pode transformar as pessoas!

Vou mais além. Este texto se refere à Igreja, que não deve se conformar com o modo de viver que o mundo tem e ser transformada pela renovação espiritual (lembrando que o processo de renovação de entendimento/conhecimento é unicamente através do Espírito Santo). E fala do mundo, como sistema diabólico contrário aos ensinamentos de Deus. Só pode ser transformado quem é de fato convertido a Jesus Cristo.

*Obs: Leiam todo o texto de Romanos 12 que fala da consagração a Deus, humildade e fidelidade no uso dos dons. Há também uma série de referências, que dentre elas são: 1 Pero 1.14 / 1 João 2.25 / Efésios 4.23 / Efésios 5.17 / Colossenses 3.10 / 1 Tessalonicenses 4.3, entre outros...


1° Não vos conformeis com este mundo...

Vamos ver algumas referências deste texto.
Em 1 Pedro 1.14 diz: Exortação à Santidade.

“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância.”

Deus é Santo e precisamos ser como Ele é. Não é possível vivermos de acordo com as práticas pecaminosas do mundo. Não que não pecamos, mas não devemos pecar voluntariamente. Viver na “igreja” e no mundo é algo inconcebível mediante a Palavra de Deus. Querer ganhar o mundo e estar dentro da Igreja é impossível! Não podemos confundir estar frequentando um templo religioso com fazer parte da Igreja de Deus, são coisas diferentes, porém, não estou afirmando que quem pertence a uma denominação religiosa não é de Deus, não é isso! Estou apenas reiterando a diferença.

Devemos desprezar e aborrecer tudo aquilo que é mau. Jesus disse em João 17.16 que Ele não é do mundo e que nós também não somos. Viver de acordo com o mundo, mostra que a pessoa é daqui! Todo aquele que é do mundo odeia aqueles que não o são. Se você não é deste mundo, como eu não sou, pode ter certeza que muitos te odiarão, é fato.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 5.4

2° Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...

“E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4:23-24

O texto de Efésios 4, entre os versículos 17 até o 32, nos mostra que a santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios. Como foi falado em resumo acima, não é possível que a igreja tenha os mesmos costumes pecaminosos do mundo. Revestir do novo homem, fala do batismo, simbolizando que nosso homem velho foi morto e vivemos no Novo Pacto pelo Sangue de Cristo.

“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:10-11

O nosso “velho homem” ficou para trás com seus feitos. Uma exortação à santidade novamente é feita em Colossenses 3.

Paulo fala em 1 Coríntios 2.6-16 a respeito da sabedoria profunda de Deus aos irmãos, que eles receberam e retransmitiram aos demais. A sabedoria de Deus precisa ser renovada em nós diariamente.

Entendimento é conhecimento. E conhecimento é Espírito Santo.

3° Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A vontade de Deus é sempre boa e nesse contexto, o desejo do Senhor é a nossa Santificação, um processo de transformação diária e a Salvação.

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.” 1 Tessalonicenses 4:3-4

O Senhor nos diz abaixo para não sermos insensatos. A vontade do Senhor é a nossa santificação:

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:17

Olha este texto abaixo, que promessa magnífica Deus deu. Mas só a alcançaremos mediante a santificação.

“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” 1 João 2:25-26

Resumo

Não podemos esquecer que antes do processo de santificação, há o plano de salvação de Deus para o homem. Aqui as coisas se encaixam:

Crendo o homem em Jesus Cristo como único Salvador, arrependendo e convertendo dos pecados, sendo batizado como testemunho público de fé, o Senhor vai realizando o processo de Santificação na pessoa. O Espírito Santo vai ensinando e a igreja vai sendo usada de diversas formas para que o edifício de Deus (composto por pedras vivas, pessoas), vai sendo concluído.

Porque Deus ama tanto este mundo (pessoas) que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crer (é preciso crer) não se perca, mas tenha a vida eterna (João 3.16).

O processo de transformação pela renovação do nosso entendimento (a Santificação) é sem dúvida algo que devemos buscar a cada dia. Devemos apresentar nossos corpos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável, isto é o “vosso culto racional”! 

A palavra Santificação quase não é pregada nos dias de hoje. Pelo contrário, muitos estão ensinando que o crente pode viver de acordo com o mundo, onde tudo é “normal”, tudo é permitido, tudo é lícito, onde o que é mal, dizem que é bom, e o que é bom, falam que é mal! Mas não é assim pela Palavra de Deus! Santificação é coisa séria, e é só pra quem deseja!

Sem dúvida alguma, este é apenas um esboço, pois a Palavra é uma fonte inesgotável e profunda. Que o Espírito Santo continue a abrir o nosso entendimento e venha a nos transformar diariamente!

Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, amém!