segunda-feira, 30 de agosto de 2010

João Batista, o Precursor de Jesus.


A Lei veio até João Batista o último profeta da antiga Aliança.

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.” Mt.11:13-14

O precursor de Jesus, isto é, o Elias que haveria de vir e veio ele é João Batista.
Vejamos profecias acerca de João Batista narrados nas Escrituras em Mal.4:5 e Is. 40:3:

“Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR;” Ml.4:5

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Is.40:3

Agora procuraremos compreender uma narrativa feita por Jesus.

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” Mt.11:13-15

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem, então, os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então, entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista." Mt.17:10-13

Nestes textos encontramos Jesus dizendo que João Batista era o Elias que havia de vir, entretanto o próprio João Batista quando interrogado pelos fariseus disse que ele não era o Elias, veja:

“E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” Jo.1:21-23

Como vimos anteriormente Jesus disse que João era o Elias que havia de vir, e agora vemos João Batista dizer que ele não era o Elias, como, pois compreender esta aparente contradição Bíblica? Não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e João Batista, e por mais visíveis que pareçam elas são ilusórias não existem de fato.
Você pode está se perguntando, como pode ser isto? Jesus disse que ele era o Elias que havia de vir, João disse que não é o Elias, parece-nos bem claro uma contradição. Na Bíblia nem tudo que parece ser é exatamente o que parece, em um texto como este em que parece haver uma contradição, não há contradição alguma, a Bíblia é um Livro espiritual é a Palavra de Deus, e só pode ser compreendida quando revelada pelo Espírito Santo de Deus, não há outra forma de compreender as Escrituras. E para discernir-mos estes textos aparentemente contraditórios se faz necessário a presença real do sumo professor, é claro que estamos falando do Deus Espírito Santo.
Vejamos, a chave para desvendar-mos este mistério está na necessidade de compreender-mos quem era o Elias, e par isso veremos o primeiro relato Bíblico acerca de Elias no livro de 1 Reis 17:1
Este homem tisbita dos moradores de Gileade é chamado pelo nome de Elias, e sua primeira aparição Bíblica se encontra narrada neste texto. Como vimos ele aparece profetizando em nome do Senhor, e que segundo a sua palavra não haveria chuva nem orvalho durante três anos e meio, senão segundo a sua palavra, este é o profeta Elias homem, e par entender-mos as palavras de Jesus e as de João Batista se faz necessário a compreensão do significado do nome Elias. Elias significa O Senhor é Deus , e o que entendemos com isto é que aquele profeta tisbita dos moradores de Gileade recebeu o nome de Elias dado pelo Próprio Deus, isso porque O Senhor colocaria sobre ele o seu Espírito Santo, ora como vimos o nome Elias significa O Senhor é Deus, logo entendemos que o nome Elias é um dos muitos títulos dados a Pessoa Poderosa do Trino Deus, e nesta ocasião o Espírito Santo. Sendo assim não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e as de João Batista, pois o nome Elias teve neste caso um objetivo duplo que é denominar o profeta tisbita e aquele que estava operando com poder sobre ele, isto é, o Espírito Santo, logo quando Jesus disse que Elias já veio e era João Batista Ele se referia que Elias Espírito Santo estava sobre João Batista e quando João diz que ele não era o Elias ele diz que ele não era o homem Elias, e nem poderia ser, pois se assim fosse trataríamos de reencarnação o que é totalmente contraditório aos ensinamentos Bíblicos, compreendemos então que não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e João Batista.

Por: Ralph Castello.

sábado, 28 de agosto de 2010

A Igreja no Centro de Tratamento Logos.


Parte da Igreja de Jesus em Campos/RJ, se reuniu na tarde de hoje no Centro de Tratamento Logos.
Neste local, são realizados tratamento de pessoas com problemas de entorpecentes. Um trabalho que nasceu no coração do irmão Josemar e não é caracterizado por denominação alguma. O Centro de Recuperação funciona ao lado do Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Imburi, São Francisco do Itabapoana/RJ. Em breve, traremos mais informações sobre este local e como você pode estar o ajudando.

Por: Daniel Vicente

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As "igrejas" Evangélicas e as Festas Juninas - Final.


O Blog aproveita para mostrar sua opinião sobre o tema.

Claro que nossa opinião é o que a Bíblia diz a respeito dessas coisas. Jesus, ao longo da historia, nos mostrou e nos mostra que devemos viver de um modo diferente do mundo. Mas a realidade de muitos é muito diferente. Apesar de muitas “igrejas” realizarem suas festas juninas em meses diferentes e com outros nomes, sabemos que é a mesma coisa. A única diferença é que não vemos as tradicionais bebidas alcoólicas (como o quentão), pois de resto é quase tudo igual. As comidas, as roupas típicas, a fogueira, etc., tudo igual a uma festa tradicional. Sabemos que, independente se não há bebida alcoólica nas festas, sabemos que tem muito “crente” que bebe...
Infelizmente, até eu já participei de uma dessas, lamento...nunca mais!

Alguns exemplos abaixo de como, quem e o que se imitar e não imitar:

"E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitam no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém, sendo-lhes tributários." (Josué 16.10).

"E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem." (II Reis 17.15).

"Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores." (I Co 4.16).

"SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Co 11.1).

"SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Ef 5.1).

"Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós," (II Ts 3.7).

"Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes." (II Ts 3.9).

"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam." (Fp 3.17).

"E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo." (I Ts 1.6).

"Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles," (I Ts 2.14)

"Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas." (Hb 6.12).

"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver." (Hb 13.7).

A Bíblia esta repleta destes exemplos. Cada vez mais as pessoas acham que as atitudes do cristão podem ser de igual forma semelhante à do mundo ímpio. Tem até “pastores” que acham tudo isso normal. Se o membro bebe, mas entrega o dízimo não tem problema, se vive em adultério, se é sovina, e se é tantas coisas, desde que freqüentem a EBD e dêem os dízimos, tudo é permitido.
Mas quando alguns se levantam, expondo os pecados, não aceitando qualquer “doutrina” inventada por eles mesmos, daí não prestamos mais. Tente você leitor bater de frente com o pastor ou a liderança pra você ver. Vão falar mal de você, vão te expulsar das sinagogas deles, nem ao menos vão entrar em contato com você! E vão achar que estão prestando serviço a Deus...
E o pior, na sua frente eles concordam com você, pois, não tem argumentos bíblicos para mostrar que eles estão certos. Pede pra eles abrirem a Bíblia e tentar te convencer! Duvido que consigam. Quando estamos alicerçados na Palavra de Deus, nem o diabo pode conosco!
É meus irmãos, foi exatamente isso que aconteceu comigo, com minha família, com irmãos que eram do mesmo templo e acredite, com irmãos de outros templos também.
Como diz a música de Fernandinho (Fogo Consumidor):

“Deus está levantando um novo povo
Deus está sacudindo toda terra
Deus está separando seus profetas
Um novo dia amanhecer
Uma nova história se cumprir
Um choro ja durou a noite é chegada amanhecer
E chegado o amanhecer”.

Mas a Palavra de Deus, já nos alerta para isso há muito tempo. O fim está muito próximo. O arrebatamento está às portas.
Vigiaia e orai!

Por: Daniel Vicente

As "igrejas" Evangélicas e as Festas Juninas - Parte 3.


Motivos para não Participar de Festas Juninas

Diante de tudo o que foi dito acima daremos uma recapitulação expondo o "porquê" de não participarmos de festas juninas. Vejamos então:

Plágio do Paganismo - Como vimos, as bases das festas juninas estão fincadas nas práticas das festividades pagãs, onde os pagãos na mesma data ofereciam seus louvores e suas festas em honra daqueles deuses. Eram as festas pelas colheitas. As festas juninas usurpou isto dos gentios, com apenas o detalhe de transvestir tais festas com roupagem cristã. No entanto, quando Deus introduziu o povo de Israel na terra prometida adverti-os severamente para que não usassem esse tipo de costume, diz Ele: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos." [Deut. 18:9]. Independentemente das intenções, fossem elas boas ou não, o plágio fora terminantemente proibido por Deus.

Os Santos não Intercedem - É notório que estas festividades são para homenagear os três santos. Nestas datas as pessoas invocam sua proteção através de missas e fazem promessas e pedidos confiando em sua suposta intercessão. Não obstante, temos razões bíblicos em abundancia para rejeitarmos estas mediações que os devotos tanto acreditam. A Bíblia nos diz que existe um só mediador entre Deus e os homens: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," [I Tm. 2:5]. Este verso exclui todos os demais mediadores forjados pela mente humana. Se temos que pedir alguma coisa a alguém, esse alguém tem de ser Jesus Cristo, veja o que Ele mesmo diz: "...e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei." [João 14:13,14]. Em toda a Bíblia não se encontra nenhum incentivo para fazermos nossos pedidos, promessas e votos a terceiros.

Os Santos não Escutam Orações - Um devoto junino acredita piamente que seus "santos" ouvem suas petições por ocasião destas festividades natalícias ou fora delas, mesmo sabendo que estas personagens já morreram há séculos! Mais uma vez a Bíblia rejeita este conceito por declarar a posição correta dos mortos em relação aos vivos: "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." [Eclesiastes 9:5,6]. Veja que o verso nos diz que os que já morreram não sabem coisa nenhuma do que acontece aqui em nosso mundo, na terra (debaixo do sol). é claro que há consciência onde eles estão, mas aqui em nosso mundo eles não podem ajudar ou atrapalhar ninguém.

Invocação de Espíritos dos Mortos - Como já vimos, há uma crença em que o espírito de São João possa ser despertado por ocasião da soltura de foguetes, afim de vir participar daquela festividade em sua homenagem. Folclore ou não, isto reflete de modo perfeito a crença católica da invocação dos santos. é claro que se o santo já morreu, o que é invocado é o espírito dele, e isto bate de frente com a advertencia bíblica a respeito da consulta aos mortos. Vejamos: "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?" [Isaías 8:19]. E mais: "Não se achará no meio de ti nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." [Deut. 18:9,-12]. No fundo a prática de invocar o espírito dos santos nada mais é do que uma prática espírita e como tal, é reprovada por Deus.

Outro Espírito Recebe em Lugar do Santo - Como ficou demonstrado biblicamente os espíritos dos santos não sabem de nada do que acontece em nosso mundo, portanto não podem interceder por ninguém. Já que eles são neutros nisso tudo, para quem vai então às honras e os louvores destas festividades afinal? O apostolo Paulo estava ensinando quase a mesma coisa aos cristãos de Corinto quando disse: "Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios." Um pouco antes, ele acabara de dizer que o ídolo nada é ( 8:4 ), ou seja, quando os gentios sacrificavam suas oferendas e suas festividades a tais deuses, eles na verdade estavam sacrificando aos demônios (que eram os únicos a receberem tais oferendas), pois o ídolo nada é. Não estaria acontecendo algo similar nas festas juninas? Quando um devoto oferece sua colheita, suas oferendas e festividades a tais santos que segundo a Bíblia, não pode interceder e saber o que está acontecendo, quem então as recebe? Ou então, quando o pedido é atendido, quem concede estas "graças" às pessoas nas festas juninas? De uma coisa temos certeza: dos santos é que não são!

Comidas e Imagens - Por último temos duas práticas rejeitadas pela Palavra de Deus. As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao santo que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, beijam-na, prostram-se diante dela etc. Como exemplo, temos o famoso pãozinho de Santo Antonio! Entretanto, a Bíblia diz: "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos...não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios." [Atos 15:29 ; I Co. 10:21]. Quanto às imagens dedicadas aos santos, elas são proibidas pela Bíblia nos seguintes termos: "Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás diante delas, nem as servirás;" [Deut. 5:8,9]. Estes são resumidamente alguns poucos motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.

Conclusão

Pare e pense: como vimos, todas as práticas encontradas nas festas juninas são rejeitadas pela Palavra de Deus. Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas desobedecem explicitamente o que Ele ordenou em sua santa Palavra? Será que os católicos realmente estão honrando a Deus com isso? Pense novamente: Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele [Amós 5:21-23] , mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas "cristã" dedicada aos santos?

Por: Ministério CACP

As "igrejas" Evangélicas e as Festas Juninas - Parte 2.


Uma Suposta Origem das Festividades

Para as crianças católicas, a explicação para tais festividades é tirada da Bíblia com acréscimos mitológicos. Os católicos descrevem o seguinte:

“Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência, afinal de contas amigos de verdade costumam conversar bastante. Um dia, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora para contar uma novidade: estava esperando um bebê ao qual daria o nome de João Batista. Ela estava muito feliz por isso! Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Nossa Senhora queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno João Batista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet. Assim, Santa Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande que pudesse ser vista à distância. Combinou com Nossa Senhora que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele. O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Santa Isabel fez. Lá de longe Nossa Senhora avistou o sinal de fumaça, logo depois viu a fogueira. Ela sorriu e compreendeu a mensagem. Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços, era dia 24 de junho. Começou, então, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outras coisas bonitas, como foguetes, danças e muito mais!”.

Como podemos ver, a forma como é descrita a origem das festas juninas é extremamente pueril, justamente para que alcance as crianças.

As comemorações do dia de São João Batista, realizadas em 24 de junho, deram origem ao ciclo festivo conhecido como festas juninas. Cada dia do ano é dedicado a um dos santos canonizados pela Igreja Católica. Como o número de santos é maior do que o número de dias do ano, criou-se então o dia de “Todos os Santos”, comemorado em 1 de novembro. Mas alguns santos são mais reverenciados do que outros. Assim, no mês de junho são celebrados, ao lado de São João Batista, dois outros santos: Santo Antônio, cujas festividades acontecem no dia 13, e São Pedro, no dia 28.

Plágio do Paganismo

Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão (ápice da estação), as quais marcavam o início da colheita. Dos dias 21 a 24, diversos povos , como celtas, bascos, egípcios e sumérios, faziam rituais de invocação da fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, prover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. As pessoas dançavam e faziam fogueiras para espantar os maus espíritos. Por exemplo: as cerimônias realizadas em Cumberland, na Escócia e na Irlanda, na véspera de São João, consistiam em oferecer bolos ao sol, e algumas vezes em passar crianças pela fumaça de fogueiras.
As origens dessa comemoração também remontam à antiguidade, quando se prestava culto à deusa Juno da mitologia romana. Os festejos em homenagem a essa deusa eram denominados “junônias”. Daí temos uma das procedências do atual nome “festas juninas”.
Tais celebrações coincidiam com as festas em que a Igreja Católica comemorava a data do nascimento de São João, um anunciado da vinda de Cristo. O catolicismo não conseguiu impedir sua realização. Por isso, as comemorações não foram extintas e, sim, adaptadas para o calendário cristão. Como o catolicismo ganhava cada vez mais adeptos, nesses festejos acabou se homenageando também São João. É por isso que no inicio as festas eram chamadas de Joaninas e os primeiros paises a comemorá-las foram França, Itália, Espanha e Portugal.
Os jesuítas portugueses trouxeram os festejos joaninos para o Brasil. As festas de Santo Antonio e de São Pedro só começaram a ser comemoradas mais tarde, mas como também aconteciam em junho passaram a ser chamadas de festas juninas. O curioso é que antes da chegada dos colonizadores, os índios realizavam festejos relacionados à agricultura no mesmo período. Os rituais tinham canto, dança e comida. Deve-se lembrar que a religião dos índios era o animismo politeísta (adoravam vários elementos da natureza como deuses).
As primeiras referências às festas de São João no Brasil datam de 1603 e foram registradas pelo frade Vicente do Salvador, que se referiu aos nativos que aqui estavam da seguinte forma: “os índios acudiam a todos os festejos dos portugueses com muita vontade, porque são muito amigos de novidade, como no dia de São João Batista, por causa das fogueiras e capelas”.

Sincretismo Religioso

Religiões de várias regiões do Brasil, principalmente na Bahia, aproveitam-se desse período de festas juninas para manifestar sua fé junto com as comemorações católica. O Candomblé, por exemplo, ao homenagear os orixás de sua linha, mistura suas práticas com o ritual católico. Assim, durante o mês de junho, as festas romanas ganham um cunho profano com muito samba de roda e barracas padronizadas que servem bebidas e comidas variadas. Paralelamente as bandas de axé music se espalham pelas ruas das cidades baianas durante os festejos juninos.
Um fator fundamental na formação do sincretismo é que, de acordo com as tradições africanas, divindades conhecidas como orixás governavam determinadas partes do mundo. No catolicismo popular, os santos também tinham esse poder. “Iansã protege contra raios e relâmpagos e Santa Bárbara protege contra raios e tempestades. Como as duas trabalham com raios, houve o cruzamento. Cultuados nas duas mais populares religiões afro-brasileiros – a umbanda e o candomblé – cada orixá corresponde a um santo católico. Ocorrem variações regionais. Um exemplo é Oxóssi, que é sincretizado na Bahia com São Jorge mas no Rio de Janeiro representa São Sebastião. Lá, devido ao candomblé, o Santo Antônio das festas juninas é confundido com Ogun, santo guerreiro da cultura afro-brasileira.

Superstições

1- A Puxada do Mastro

Puxada do mastro é a cerimônia de levantamento do mastro de São João, com banda e foguetório. Além da bandeira de São João, o mastro pode ter as de Santo Antonio e São Pedro, muitas vezes com frutas, fitas de papel e flores penduradas. O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no solstício de verão, na Europa. Acredita-se que se a bandeira vira para o lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte. O contrario indica desgraça. E caso aponte em direção a uma pessoa essa será abençoada.

2- As Fogueiras

Sobre as fogueiras há duas explicações para o seu uso. Os pagãos acreditavam que elas espantavam os maus espíritos. Já os católicos acreditavam que era sinal de bom presságio. Conta uma lenda católica que Isabel prima de Maria, na noite do nascimento de João Batista , ascendeu uma fogueira para avisar a novidade à prima Maria, mãe de Jesus. Por isso a tradição é acendê-las na hora da Ave Maria (às 18h).
Você sabia ainda que cada uma das três festas exige um arranjo, diferente de fogueira? Pois é, na de Santo Antonio, as lenhas são atreladas em formato quadrangular; na de São Pedro, são em formato triangular e na de São João possui formato arredondado semelhante à pirâmide.

3- Os Fogos de Artifício

Já os fogos dizem alguns, eram utilizados na celebração para “despertar” São João e chamá-lo para as comemorações de seu aniversário. Na verdade os cultos pirolátricos são de origem portuguesa. Antigamente em Portugal, acreditava-se que o estrondo de bombas e rojões tinha como finalidade espantar o diabo e seus demônios na noite de São João.

4- Os Balões

A saciedade “Amigos do Balão” nasceu em 1998 para defender a presença do ‘balão junino’ nessas festividades. O padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão e o inventor Alberto Santos são figuras ilustres entre os brasileiros por soltarem balões por ocasião das festas juninas de suas épocas, portanto podemos dizer que eles foram os precursores dessa prática. Hoje, como sabemos, as autoridades seculares recomendam os devotos a abster-se de soltar balões pelos incêndios que podem provocar ao caírem em urna floresta, refinaria de petróleo, casas ou fábricas. Essa brincadeira virou crime em 1965, segundo o artigo 26 do Código Florestal. Também está no artigo 28 da lei das Contravenções penais, de 1941. O infrator pode ir para a cadeia. Não obstante, essa prática vem resistindo às proibições das autoridades. Geralmente, os balões trazem inscrições de louvores aos santos de devoção dos fiéis, como por exemplo, “VIVA SÃO JOÃO!! !“, ou a outro santo qualquer comemorado nessas épocas.
Todos os cultos das festas juninas estão relacionados com a sorte. Por isso os devotos acreditam que ao soltar balão e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário (se o balão não alcançar as alturas) é um sinal de azar. A tradição também diz que os balões levam os pedidos dos homens até São João. Mas tudo isso não passa de crendices populares.

OS “SANTOS”

Santo Antônio

Alguns dizem que o nome verdadeiro desse santo não é Antônio, mas Fernando de Bulhões, segundo estes, ele nasceu em Portugal em 15 de agosto de 1195 e faleceu em 13 de junho de 1231.

Outros porém, afirmam que Fernando de Bulhões foi a cidade onde nasceu. Aos 24 anos, já na Escola Monástica de Santa Cruz de Coimbra, foi ordenado sacerdote.
Dizem que era famoso por conhecer a Bíblia de cor. Ao tomar conhecimento de que quatro missionários foram mortos pelos serracenos, decidiu mudar-se para Marrocos. Ao retomar para Portugal, a embarcação que o trazia desviou-se da rota por causa de uma tempestade, e ele foi parar na Itália. Lá, foi nomeado pregador da Ordem Geral.
Depois de um encontro com os discípulos de Francisco de Assis, entrou para a ordem dos franciscanos e foi rebatizado de Antônio. Viveu tratando dos enfermos e ajudando a encontrar coisas perdidas. Dedicava-se ainda em arranjar maridos para as moças solteiras. Sua devoção foi introduzida no Brasil pelos padres franciscanos, que fizeram erigir em Olinda (PE) a primeira igreja dedicada a ele. Faz parte da tradição que as moças casadouras recorram a Santo Antônio, na véspera do dia 13 de junho, formulando promessas em troca do desejado matrimônio. Esse fato acabou curiosamente transformando 12 de junho no “Dia dos Namorados”.
A fama de casamenteiro surgiu mesmo depois de sua morte, no século XIV. Diz a lenda que uma moça pobre pediu ajuda a Santo Antonio e conseguiu o dote que precisava para poder casar. A história se espalhou e hoje é o santo que homens e mulheres recorrem quando o objetivo é encontrar sua metade. No dia 13, multidões se dirigirem às igrejas pelo pão de Santo Antônio. Dizem que é bom carregar o santo na algibeira para receber proteção. Uma outra curiosidade é que a imagem deste santo sempre aparece com o menino Jesus no colo. Você sabe por quê? Existem duas versões para isso: uma, diz que o menino representa o quanto ele era adorado pelas crianças; a outra, que ele era um pregador tão brilhante que dava vida aos ensinos da Bíblia. O menino seria a personificação da palavra de Deus. É bastante comum entre as devotas de Santo Antônio colocá-lo de cabeça para baixo no sereno amarrado em um esteio. Ou então jogá-lo no fundo do poço até que o pedido seja satisfeito. Depois cantam:

“Meu Santo Antônio querido,
Meu santo de carne e osso,
Se tu não me deres marido,
Não te tiro do poço”.

As festas antoninas são urbanas, caseiras, domésticas, porque Santo Antônio é o santo dos nichos e das barraquinhas.
Na A Tribuna de 14 de junho de 1997, página A8, lemos: “O dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, foi lembrado.., com diversas missas e a distribuição de 10 mil pãezinhos. Milhares de fiéis compareceram às igrejas para fazer pedidos, agradecer as graças realizadas e levar os pães, que, segundo dizem os fiéis, simbolizam a fé e garantem fartura à mesa”. Ainda para Santo Antônio, cantam seus admiradores:

“São João a vinte e quatro,
São Pedro a vinte e nove,
Santo Antônio a treze,
Por ser o santo mais nobre”.

São João

A Igreja Católica o consagrou santo. Segundo essa igreja, João Batista nasceu em 29 de agosto, em 31 A.D., na Palestina, e morreu degolado por Herodes Antipas, a pedido de sua enteada Salomé (Mt 14.1-12). A Bíblia, em Lucas 1.5-25, relata que o nascimento de João Batista foi um milagre, visto que seus pais, Zacarias e Isabel, na ocasião, já eram bastante idosos para que pudessem conceber filhos.
Em sua festa, São João é comemorado com fogos de artifício, tiros, balões coloridos e banhos coletivos pela madrugada. Os devotos também usam bandeirolas coloridas e dançam. Erguem uma grande fogueira e assam batata-doce, mandioca, cebola-do-reino, milho verde, aipim etc. Entoam louvores e mais louvores ao santo.
As festas juninas são comemoradas de uma forma rural, sempre ao ar livre, em pátios e/ou grandes terrenos previamente preparados para a ocasião. João Batista, biblicamente falando, foi o precursor de Jesus e veio para anunciar a chegada do Messias. Sua mensagem era muito severa, conforme registrado em Mateus 3.1-11. Quando chamaram sua atenção para o fato de que os discípulos de Jesus estavam batizando mais do que ele, isso não lhe despertou sentimentos de inveja (Jo 4.1), pelo contrário, João Batista se alegrou com a notícia e declarou que não era digno de desatar a correia das sandálias daquele que haveria de vir, referindo-se ao Salvador (Lc 3.16). Se em vida João Batista recusou qualquer tipo de homenagem ou adoração, será que agora está aceitando essas festividades em seu nome, esse tipo de adoração à sua pessoa? Certamente que não!

São Pedro

É atribuída a São Pedro a fundação da Igreja Católica, que o considera o “príncipe dos apóstolos” e o primeiro papa. Por esse motivo, os fiéis católicos tributam a esse santo honrarias dignas de um deus. Para esses devotos, São Pedro é o chaveiro do céu. E para que alguém possa entrar lá é necessário que São Pedro abra as portas.
Uma das crendices populares sobre São Pedro (e olha que são muitas!) diz que quando chove e troveja é por que ele está arrastando os móveis do céu. Pode!
Na ocasião, ocorrem procissões marítimas em sua homenagem com grande queima de fogos. Para os pesca-dores, o dia de São Pedro é sagrado. Tanto é que eles não saem ao mar para pescaria. É ainda considerado o santo protetor das viúvas.
A brincadeira de subir no pau-de-sebo (uma árvore de origem chinesa) é a que mais se destaca nas festividades comemorativas a São Pedro. O objetivo para quem participa é alcançar os presentes colocados no topo. Os sentimentos do apóstolo Pedro, eram extremamente diferentes do que se apregoa hoje, no dia 29. De acordo com sua forma de agir e pensar, conforme mencionado na Bíblia, temos razões para crer que ele jamais aceitada os tributos que hoje são dedicados à sua pessoa. Quando Pedro, sob a autoridade do nome de Jesus, curou o coxo que jazia à porta Formosa do templo de Jerusalém e teve a atenção do povo voltada para ele como se por sua virtude pessoal tivesse realizado o milagre não titubeou, mas declarou com muita segurança sua dependência do Deus vivo e não quis receber nenhuma homenagem (cf. Atos 3:12-16 ; 10:25,26).

*Continua...

Por: Ministério CACP

As "igrejas " Evangélicas e as Festas Juninas - Parte 1.


Diante de tudo isso, perguntamos:
“Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas, quando as crianças, vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde etc?”.
É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria (será mesmo?), pois tal procedimento, por si só, é condenado por Deus!
Tem pessoas que cristianizam estas festas. Ultimamente, surgiram determinadas igrejas evangélicas que, a fim de levantar fundo para os necessitados e distribuir cestas básicas ou ajudarem alguma instituição, estão armando barracas em locais em que as festas juninas são promovidas (não é só por isso, muitos gostam mesmo das festas!). E o que dizer das igrejas que promovem festas juninas em suas próprias dependências com a alegação de arrecadarem fundos? As festas juninas têm um caráter religioso que desagrada a Deus. O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito, onde ocorrem rezas, canções e missas; as comidas e doces são oferecidos a estes santos. Este procedimento de "oferecer comida aos santos" é muito parecido aos despachos espíritas nos cemitérios e encruzilhadas; talvez a diferença seja o local da "festa".
Não somos contra as festas, somos um povo festeiro, mas antes de participarmos de qualquer festa necessitamos avaliar qual é a sua finalidade. Sabemos que existem escolas que não buscam o sentido religioso, mas ainda fico com a possibilidade da criança crescer com o conceito deturpado diante da idolatria, pois vemos hoje Católicos se defendendo atrás de uma concepção deturpada diante das imagens. E Deus pediu para que não participássemos de festas com este objetivo. O que mais me chamou atenção é que pastores estão aceitando as festas juninas.
O folclore e a religião estão intrinsecamente ligados. O povo de Israel abraçou os costumes das nações pagãs e foi criticado pelos profetas de Deus.
É muito arriscada a mistura de costumes religiosos, impróprios à luz da Bíblia, adotada por alguns evangélicos. É preciso que os líderes e pastores aprofundem a questão, analisem a realidade cultural do local em que desenvolvem certas atividades evangelísticas e ministério e orientem os membros de suas respectivas comunidades para que criem e ensinem os filhos nos preceitos recomendados pela Palavra de Deus.
Proibir as crianças de participarem dessas comemorações na escola em que estudam não resolve o problema, antes, acaba agravando a situação. Tudo deve ser compreendido á luz da Palavra.
Para muitos cristãos, pode parecer que a participação deles nessas festividades juninas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona a respeito.
O teor religioso das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como crentes, devemos adorar somente a Deus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”(Mt 4.10).
Devemos evitar estas festas. Não podemos pensar que somos crentes superpoderosos. A própria Bíblia nos diz que somos homens fracos e que temos de nos abster daquilo que não honra ao Senhor Nosso Deus. O que temos visto é o mundo convertendo a igreja santa de Deus, pois tem faltado sabedoria e conhecimento para fazer a diferença. Simplesmente os costumes pagãos se infiltram na vida dos “desapercebidos”.
Agora devemos refletir sobre algo: Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele [Amós 5:21-23], mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos, não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas "cristãs” dedicadas aos santos?

*Comentários em negrito, foram inseridos pelo Blog. E mais, eu memos já participei de uma dessas festas, e me arrependo de ter ido!.

FONTE:IGREJA BATISTA TIROL

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Anjo da Igreja.


Há muito tempo me ensinaram que os pastores são os anjos das igrejas, baseando-se nas sete cartas às igrejas do Apocalipse.
E este é o pensamento de muitos, mas será que isto é de fato verdade?
Analisemos, pois, um destes textos contidos no livro do Apocalipse:

“Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.”

O primeiro fato que temos que observar é que nas igrejas existiam vários pastores conforme escreve o apostolo Paulo. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Ef.4:11
Sendo assim qual destes seria o anjo da igreja em Éfeso? Visto que a palavra anjo é colocada no singular e não no plural, e alem disso se encontra escrita de forma minúscula. Quando se refere às Escrituras ao Anjo do Senhor com escrita maiúscula sabemos que é uma referencia a Cristo, que não é o caso aqui tratado.
Se a escrita é apresentada de forma minúscula entendemos que é uma referencia aos anjos de Deus, visto que se trata de sete anjos, um para cada igreja, veja:

“O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas” Ap. 1:20.

Quem faz a descrição desta Escritura é o próprio JESUS, e em momento algum ele se refere aos anjos como pastores, e sim como anjos. Como dissemos acima se os pastores fossem os anjos das igrejas, a qual deles se refere as sete cartas, visto que existiam vários? Se isto não fosse o bastante a Escritura ainda se faz mais esclarecedora quando lemos no mesmo livro do Apocalipse:

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.” Ap.1:1-2

Veja que o texto é sobremaneira esclarecedor, a revelação é de CRISTO para ser mostrada aos seus servos (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores) todos estes são servos e não anjos da igreja. “E pelo seu anjo enviou e as notificou a João”. Veja que é o anjo que notifica a João por ordem de JESUS, e João testificou da Palavra de Deus as igrejas, inclusive a nós. Veja:

“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.” Ap.1.4

Na realidade a colocação de pastores como anjos da Igreja, não passa de uma crendice religiosa.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32.

Por: Ralph Castello.

domingo, 22 de agosto de 2010

A Verdade.


Dizem que uma mentira proferida muitas vezes acaba se tornando verdade. De certa forma isto parece verdade, mas só para quem não conhece a verdade.
Está escrito “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32
Entendemos então que a verdade nos libertará, certo?
Errado, a verdade não poderá te libertar se você não a conhecer, a chave que libertará você é o conhecimento da verdade, pois como o ditado acima diz: uma mentira proferida muitas vezes acaba se tornando verdade. E se esta for a verdade que você crer ser real, ela não poderá te libertar, pois ela não é verdade mas apenas uma mentira que se tornou “verdade”. Tornou-se verdade apenas para quem não tem conhecimento da verdade.
Logo a liberdade vem pelo conhecimento da verdadeira verdade. Agora você já parou pra pensar se a verdade que você crer é de fato verdade?
De que forma você conheceu a verdade que você crer ser real? Você ouviu falar, você recebeu por tradição, alguém te ensinou? Cuidado! Nosso maior inimigo não é o diabo, e sim a falta do conhecimento. Veja:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Os.4:6

A tradição talvez seja o maior inimigo da verdade, só perdendo para o desinteresse em conhecê-la, e isto foi dito pelo próprio Jesus.

“Então, chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, e assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mt.15:1-9

Busque conhecer a verdade e liberte-se!

Por: Ralph Castello.

A Filha de Jairo.


Assim como a mulher do fluxo de sangue, Jairo e sua filha fazem parte de mais uma profecia feita por JESUS, e não somente eles, mas também a sua esposa, Pedro, Tiago, João e o próprio JESUS estão inseridos nesta profecia que veremos agora.
De que forma isto ocorreu? A interpretação desta profecia requer um estudo profundo das Escrituras, por isso precisamos prosseguir na total dependência do ESPÍRITO SANTO como tem sido até aqui.
Como vimos, aquela mulher sofria com o fluxo de sangue há doze anos, e não por obra do acaso esta era a idade da filha de Jairo, ou seja, doze anos. E o porquê deste período ser de doze anos em ambos os casos é o mesmo, ou seja, os doze anos da filha de Jairo também representam como figura as doze tribos de Israel, entretanto a ressurreição da filha de Jairo indica-nos uma outra direção profética, pois como dissemos anteriormente todos os que estavam na casa de Jairo com JESUS no momento da ressurreição da menina estão inseridos nesta profecia.
E de que forma isto aconteceu? Existe nesta Escritura um aspecto profético que está diretamente ligado com dezenas de outras citações Bíblicas que não serão citadas agora, entretanto veremos uma dentre estas dezenas de citações que já foi tratada aqui neste livro, já vimos um dos significados profético acerca das seis talhas nas bodas de Caná, e agora a principio veremos neste texto de Marcos uma mesma direção profética citado nas bodas de Caná.
Quando JESUS não permite que ninguém mais o acompanhe senão Pedro, Tiago, João e Jairo, isto não foi uma escolha simplesmente e sim uma composição profética, pois ao chegar à casa de Jairo só foi permitida a entrada destes mais a mãe da menina, então vemos dentro da casa as seguintes pessoas: Pedro, Tiago, João, Jairo e sua esposa, a menina e JESUS.
Como vimos são seis pessoas e JESUS, seria isto uma simples coincidência, por certo não, como nas bodas em Caná, as seis pessoas prefiguram seis tempos sendo cada um correspondente a mil anos, chamamos de seis gerações de mil anos cada, o significado destas já foi detalhado na profecia das bodas de Cana (artigo já postado neste blog, confira), por isso não se faz necessário relatarmos novamente. Porém existem ainda outros aspectos a serem vistos nesta profecia, dentre estes o significado da morte da menina, vejamos o texto:
“ Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava.”
Foi anunciado a Jairo que não incomodasse a JESUS, pois a menina já havia morrido JESUS, porém diz: “ela dorme”
Será que a menina realmente não estava morta, ou apenas dormia?
Ela realmente estava morta, e JESUS não negou isto, o que ELE disse é que aqueles que morrem no SENHOR estão dormindo, e como àquela menina fora escolhida por DEUS para prefigurar a todos os santos que dormem no SENHOR, JESUS fez esta afirmação.
E aqui nós vemos outro aspecto profético desta narrativa, ou seja, o que JESUS estava nos dizendo em oculto é que: todos os das doze tribos de Israel que morreram (dormiram ) como criança no SENHOR hão de ressuscitar no último dia, e para demonstrar isto ELE diz:
“Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!
Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.”

É claro que nós os que temos crido em JESUS ressuscitaremos também, entretanto esta é uma profecia acerca de Israel, os Israelitas que morreram como criança no SENHOR, vejamos estas citações Bíblicas:
“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Lc.18:1-4


Quando dissemos como criança, não estamos afirmando que só os que morreram criança entraram no reino dos céus, mas sim aqueles que espiritualmente morreram desta forma , e foi exatamente isto que JESUS disse a Nicodemos.

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jo.3:3-5

Poderíamos então imaginar que estas foram às palavras de JESUS dentro da casa de Jairo:
“Vocês que aqui estão comigo foram escolhidos desde a eternidade para este propósito, pois vocês Pedro, Tiago, João, Jairo, esposa e a menina representam as seis gerações milenares, que começou em Adão e vai até a minha segunda vinda quando findar o sexto milênio, e o fato da menina ter doze anos é uma representatividade acerca das doze tribos de Israel, e ainda o fato dela ter morrido e ressuscitado com doze anos, representa que todos os Israelitas (as doze tribos) que morreram como criança ressuscitara-ão para a vida eterna e por isso EU a ressuscitei, e a minha presença aqui junto a vocês é neste momento a representatividade de que vocês reinarão comigo no sétimo milênio, que são os mil anos nos quais vocês reinarão comigo.”

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste”. Ap.11:15-17

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Ap.20:4

Ali estavam Tiago cujo nome tem o mesmo significado de Jacó, ali estava Pedro que significa fragmento da Rocha que é uma representatividade da Igreja de JESUS, ali estava João que significa graça, ou seja, através da graça Israel (nação) e a Igreja (Pedro = fragmento da Rocha) que somos nós Igreja, ressuscitaremos no momento do arrebatamento, pois está escrito:
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1Co.15:51-52

Por: Ralph Castello.

Mulher com fluxo de Sangue.



“Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal. Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.”Mc.5:21-43

Milagre e cura simplesmente ou profecia?

Mas que milagre e cura, estes dois acontecimentos revelam o maravilhoso e mais perfeito ministério profético já visto, que é o de JESUS, estes dois acontecimentos não foram simplesmente aquilo que aparentam ter sido, sim estes fatos não mostram meramente o poder de JESUS sobre enfermidades e morte. Não podemos de maneira nenhuma ver a Bíblia como um livro que relata apenas fatos, pois sabemos que não é assim, a Bíblia é a Palavra de DEUS, e está cheia de mistérios, revelações e profecias, isto faz-nos lembrar das palavras ditas ao rei Ciro.
“Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” Is.45:1-3
Acaso existe tesouro mais valioso do que a Palavra de DEUS ?
Sinceramente não há nada mais precioso do que a PALAVRA de DEUS, pois a profecia contida neste texto do livro de Marcos é simplesmente poderosa e é isto que veremos agora. É valioso observar a soberania de DEUS, sabemos que nenhum dos seus propósitos pode ser impedido, sendo as Escrituras a Palavra de DEUS ela é viva.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12
Voltando ao texto de Marcos, vemos JESUS diante de uma grande multidão, dentre eles se apresenta um dos principais da sinagoga chamado Jairo (Significa animado por Deus).
Este homem não se chamava Jairo devido à vontade de seus pais, não, o seu nome foi-lhe dado por DEUS, para este propósito profético.
Antes, porém de da ressurreição da filha de Jairo, entre a multidão que apertava a JESUS, alguém lhe toca de uma maneira diferente, ao ponto de ELE ter dito, “quem me tocou nas vestes”, a resposta dos discípulos talvez fosse a de todos nós “Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou”?
Entretanto a Palavra diz que nós temos a mente de CRISTO.
“Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. 1Co.12:16
Tendo nós a mente de CRISTO devemos olhar as Escrituras com olhos espirituais, e olhando deste modo não veremos o que é aparente, pois aparentemente todos tocavam em Jesus da mesma forma, porém JESUS diz que não foi assim, Ele sentiu algo diferente entre aqueles muitos toques, que diríamos talvez curiosos, pois no meio daquela multidão alguém se dispôs diante de DEUS a ser diferente, alguém viu a JESUS além do que aparentava, aquela mulher não viu a JESUS como um curandeiro, ela o viu como o VERBO DE DEUS, O PROFETA MAIOR, O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES e esta foi a grande diferença que marcou para sempre a vida daquela mulher, como também será a grande diferença para nós hoje. Como tocamos no VERBO, de que forma olhamos para a PALAVRA? Isto fez e sempre fará a diferença, pois JESUS continua observando de que maneira o tocamos de que forma o olhamos, é tem uma multidão procurando ver JESUS, uma multidão querendo tocar em JESUS, uma multidão lendo a Palavra, mas quantos realmente O tocam e O vêem, e isto não foi por acaso, lembrem-se que falamos de uma profecia, pois escrito está:
“Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos?
Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”.Lc.13:22-24

Este é um dos aspectos proféticos deste texto de Marcos, JESUS profetiza exatamente o que lemos no texto acima, onde muitos procurarão entrar, mas, não poderão. E se atentarmos para as multidões que hoje se aglomeram em templos para ver e tocar em JESUS veremos que condiz exatamente com o relato Bíblico, porém aquela multidão que o cercava não atentou para o que Ele disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal”
Outro aspecto desta profecia está diretamente relacionado com a Nação de Israel, como já dissemos nada nas Escrituras é obra do acaso, não foi por acaso que aquela mulher ficou doze anos enferma, não foi meramente uma circunstancia física que a levou a enfermar o seu corpo com aquele fluxo de sangue, não, tudo isto era propósito de DEUS, muito embora ela não soubesse DEUS já havia escolhido-a para ser instrumento desta maravilhosa profecia, pois ela seria a figura da Nação Israelita. É isso, os doze anos que duraram a sua enfermidade, é uma representatividade das doze tribos de Israel. E o que tem este doze anos de enfermidade desta mulher em comum com as doze tribos? Tudo!
O fluxo de sangue desta mulher representa o pacto da velha Aliança entre DEUS e as doze tribos, pacto este que permanece até hoje para os Israelitas, pois eles ainda não tiraram o véu.
“E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará.” 2Co.3:13-16
Eles ainda sacrificam animais segundo a velha Aliança, e com isso permanecem enfermos com um fluxo de sangue que no momento é incurável, hoje os Israelitas gastam tudo o que podem na tentativa de se curarem (justificarem), entretanto não conseguem estancar este fluxo de sangue, são discriminados por muitos povos como o era aquela mulher, pois eles estão enfermos, entretanto como aquela mulher um dia cansada de tanto sofrimento, depois de ter gastado tudo o que possuía sem ter êxito, quando ela não tinha mais esperança ouve falar de JESUS, então num ato de desespero movida por uma tamanha fé, ela busca em JESUS o socorro se atirando aos pés do SENHOR, toca-lhe as suas vestes e imediatamente é curada,e fica para sempre livre do seu mal. E será exatamente isto que acontecerá com as doze tribos de Israel, hoje eles tem um fluxo de sangue incurável, e por mais que eles busquem a cura não a terão, porém como vimos este texto Bíblico trata –se de uma profecia, e assim como foi com aquela mulher, será com Israel pois as Escrituras dizem:
“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido. A terra pranteará, cada família à parte; a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família dos simeítas à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias, cada família à parte, e suas mulheres à parte.”Zc.12:10-14

“Porque haverá um dia em que gritarão os atalaias na região montanhosa de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao SENHOR, nosso Deus!
Porque assim diz o SENHOR: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e dizei: Salva, SENHOR, o teu povo, o restante de Israel. Eis que os trarei da terra do Norte e os congregarei das extremidades da terra; e, entre eles, também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande congregação, voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai nas terras longínquas do mar, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho.”Jr.31:6-10


“Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Agora, tornarei a mudar a sorte de Jacó e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome. Esquecerão a sua vergonha e toda a perfídia com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante, quando eu tornar a trazê-los de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e tiver vindicado neles a minha santidade perante muitas nações. Saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, quando virem que eu os fiz ir para o cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e que lá não deixarei a nenhum deles. Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o SENHOR Deus.”Ez.39:25

Está chegando o dia em que Israel pranteando vai tocar as orlas das vestes de JESUS, suplicando por cura e misericórdia, neste dia que está próximo o fluxo de sangue da antiga Aliança vai ser estancado, vão cessar os sacrifícios de animais e eles serão salvos pelo pacto da nova Aliança através do precioso SANGUE DE JESUS, e assim estarão para sempre curados da sua enfermidade.

Por: Ralph Castello.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia é Maldita!


À medida que o tempo passa fabulosas campanhas publicitárias lançam novas Bíblias. Há uma verdade bíblica que não podemos nunca perder de vista: de uma fonte poluída, só pode vir água podre, de uma árvore má, só pode vir maus frutos. Durante os 10 anos (1968-1978) em que a Bíblia Nova Versão Internacional (NVI) foi preparada duas pessoas da comissão eram homossexuais. Virgínia Mollenkott era a consultora de redação e de estilo literário. Praticamente, Virgínia tinha a última palavra durante todo aquele tempo em que a NVI estava sendo traduzida e revisada. Em uma carta a Michael L. Penfold datada em 18 de dezembro de 1996, Virgínia declarou sem o menor pejo “So far as I know, nobody including Dr. Palmer suspected that I was lesbian While I was working on the NVI; it was information I kept private at that time”, ou seja, “Até onde eu sei, ninguém incluindo o Dr. Palmer suspeitava que eu fosse lésbica enquanto eu estava trabalhando na NVI; era informação que eu mantinha privada naquela época”. Marten Woudstra era chefe do Comitê do Antigo Testamento da NVI e tinha muita influência e poder de dar direção e decidir. Marten era envolvido com Ralph Blair fundador da organização homossexual Evangelicals Concerned (Evangélicos Preocupados) que afirma ministrar aos cristãos evangélicos a “verdade” de que relacionamentos homossexuais amorosos e comprometidos são bíblicos e de acordo com a vontade de Deus. Portanto, não é de se admirar a suavização da NVI quanto aos pecados de homossexualismo e pecados sexuais em geral. O Novo Testamento da Bíblia NVI foi preparado usando o Texto Crítico, manuscritos de Alexandria no Egito, conhecidos também como Textos Alexandrinos. A cidade de Alexandria era o berço do Gnosticismo, foi o centro das mais abomináveis heresias da igreja cristã. O problema grave é que no total, o Texto Crítico supre cerca de 6000 palavras, adiciona 2000 e muda outras 2000 palavras, perfazendo um total de 10000 palavras, ou seja, 7% das 140000 palavras do Novo Testamento são vis. Ademais, o texto extirpa em diversos versículos a divindade de Cristo, descaracteriza a Sua morte vicária, oculta a referência ao sangue de Cristo, furta a doutrina da Trindade, omite o fato de que a salvação é garantida e que é somente pela fé em Cristo, oculta provas de que a Bíblia foi inspirada por Deus e diminui a certeza na inerrância da Bíblia. Vale salientar que os produtores do texto Crítico foram os hereges Westcoot e Hort, ambos defensores da teoria da evolução. Não é de se admirar, que todas as Bíblias católicas se baseiam no Texto Crítico, entre as mais famosas estão as traduções do padre Antonio Pereira de Figueiredo de 1790 e a do padre Matos Soares de 1930.
No que se refere ao Antigo Testamento a Bíblia NVI se fundamenta na Bíblia Hebraica de Kittel. Rudolf Kilttel era nazista, anti-semita e não cria na inerrância das Escrituras. Vejamos algumas omissões e adulterações da Bíblia NVI 1ª edição prefácio de fevereiro de 2001.

Romanos 8:1- Omitiu “que não andam segundo a carne” deixa de informar que há condenação sim, para os que andam segundo a carne.

Colossenses 1:14 – Omitiu “pelo seu sangue”. A redenção ocorreu graças ao sangue derramado no calvário.

Lucas 4:4 – Omitiu “mas de toda a Palavra de Deus”, deixa de informar que a Palavra de Deus é nosso alimento espiritual. Há uma agressão a inspiração da Palavra de Deus.

Lucas 23:42 – Omitiu “Senhor”. Portanto, eliminou dos lábios do ladrão, ao se salvar, a confissão que Cristo é o Senhor.

Atos 9:6 – Omitiu “Senhor, que queres que faça?” A frase de submissão total, de entrega total ao senhorio de Cristo é descartada. A salvação pelo senhorio de cristo é omitida.

João 6:47 – Omitiu “em mim”. Nessa passagem é como se Jesus tivesse dizendo que para ter a vida eterna basta crer em algo ou em alguma coisa.

I Coríntios 5:1 – Substituição da palavra “fornicação” (porneia, no grego) pela palavra “imoralidade”. A tentativa foi de aliviar o pecado, pois, fornicação, em um sentido mais estrito significa intercurso sexual entre solteiros e em um sentido mais amplo abrange todos os pecados sexuais. A palavra “imoralidade” não tem muito peso, pois, para muitas pessoas a moralidade é relativa e depende do contexto.

I Coríntios 6:20 – Omitiu “e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. A NVI nega que devemos glorificar a Deus no nosso espírito, além do nosso corpo e que ambos pertencem a Deus.

Mateus 25:13 – Omitiu “em que o Filho do Homem há de vir” O destaque nessa parábola (parábola das 10 virgens) é a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado e isso é descartado pela omissão da frase “o Filho do Homem há de vir”.

Marcos 3:29 – A NVI adulterou o versículo. No lugar de “juízo” (no grego, kriseôs) que é de Deus colocaram “pecado” (no grego, hamartêmatos) que é do homem.

Lucas 4:18 – Omitiu “enviou-me a curar os quebrantados de coração”. Jesus veio para salvar, curar os quebrantados de coração. Não há salvação para os altivos e isso é descartado pela NVI.

Marcos 13:33 – Omitiu “orai”. A NVI elimina a ordem para além de vigiarmos, orarmos.

Mateus 1:25 – Omitiu “primogênito” (do grego, prototokon). Através dessa adulteração a NVI descarta que Jesus foi o primeiro de vários filhos de Maria. Isso fortalece a mariolatria.

Mateus 5:44 – Omitiu “bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam”. A NVI não respeitou a inspiração verbal extirpando a ênfase tão necessária para os nossos corações.

Mateus 12:4 – Substituiu “pães da proposição” para “pães da presença”. Isso fortalece o conceito da transubstanciação do catolicismo (Jesus presente na hóstia).

I Timóteo 3:16 – Omitiu “manifestado em carne”. Nesse versículo a NVI nega descaradamente a divindade de Cristo.

I João 4:2 – A NVI adulterou o versículo. No lugar de “veio em carne” colocaram “veio como um ser humano”. Portanto, NVI não apenas agrada às falsas religiões como se junta à seita do gnosticismo.

I João 5:7 – Nesse versículo a NVI tenta mutilar a trindade. A mutilação é: “esses três estão de pleno acordo” ao invés de “esses três são um”. Isso fortifica as Testemunhas de Jeová.

Mateus 20:16 – Nesse versículo no intuito de enfraquecer a doutrina da salvação a NVI omitiu “porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos”.

Marcos 16:9-20 – Esse trecho na NVI está entre colchetes e com nota de rodapé informando que os versículos 9 a 20 não fazem parte do texto original grego, o que equivale dizer que há dúvidas sobre sua autenticidade. A realidade é que nos manuscritos alexandrinos (Texto Crítico) não apresenta o trecho referente à ressurreição de Cristo. Aqui fica uma pergunta: seria da vontade de Deus suprir da biografia de Jesus Cristo as provas de Sua ressurreição?
Não há duvida que a Bíblia NVI, é corrupta, adúltera e maldita. Portanto, cabe aos crentes sérios se engajarem na defesa da pura Palavra de Deus!

Por: Ir. Marcos Pinheiro.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dando ouvidos às Fofocas.


É incrível como as pessoas fazem comentários sem ler o que está sendo proposto. Mas não estou falando simplesmente dos ímpios, e sim dos “crentes”.
Vou explicar melhor.
Certo dia, na semana passada, um amigo (de um templo batista de onde eu mesmo era) estava conversando com outro amigo meu, também irmão em Cristo, sobre um artigo publicado em nosso Blog, “A Bíblia Maldita”.
Este rapaz, disse que, alguém falou ou falaram, pois não sei se foi mais de uma pessoa, que o Blog está dizendo que a Bíblia Sagrada é maldita. Perguntado se ele tinha lido o artigo, disse que não. Então, como se pode afirmar tal coisa? Primeiro leia-se o artigo, depois tire as conclusões.
É fato, que, estamos falando da versão NVI, que é repleta de contradições e que duas pessoas que fizeram parte da comissão de criação desta versão são homossexuais.
Por isso dizemos que é maldita sim. Aliás, sugiro que as pessoas adotem as versões João Almeida. E mais, sejam inteligentes, leiam a Palavra todos os dias, meditem nela como disse o salmista! Procure informações em livros, na internet, não sejam ignorantes.
Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." (Mateus 12.30).
Esses “crentes” estão lutando contra o próprio Reino de Deus! Só dão ouvidos ao que os outros dizem! Pratiquem a justiça! Ouça o Senhor!
Mas o que eles gostam é das reuniões aos domingos (“o dia do Senhor”), gostam de se aparecer com suas belas roupas, seus carros importados, discutem qual será a próxima viajem de férias! Quando se juntam para comer é até um vexame! Isso é muito bom, não é? E se esquecem dos pobres, viúvas, e de se abster-se do mal.
Parece que foi colocado um empecilho para que o povo de Deus não escute a voz do Pai, somente as dos “pastores” e “líderes”. Guias cegos!
É por isso que vamos dizer a Verdade e não compactuaremos com o pecado!
Eu sei que andam difamando alguns irmãos em Cristo, e receberão a paga pelas próprias mãos do Senhor! Espero que vocês leiam este artigo.
A Bíblia é a regra de fé e conduta de todo cristão. Ela é maravilhosa! É o próprio Jesus, o verbo.
Vai um alerta:
"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." (Romanos 8.33).
Por acaso, seria eu louco de falar mal do meu Senhor? Nunca!

Por: Daniel Vicente

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Doutor em Divindade?


A Bíblia, que é a palavra de Deus, constitui um manancial de águas vivas, e por mais que pensemos que a conhecemos, na realidade conhecemos pouquíssimo, e o próprio Jesus mostrou-nos isto no dialogo com Nicodemos quando disse: “Tu és doutor da lei, e não sabes destas coisas?”O titulo doutor em Divindade que alguns teólogos possuem, creio ser equivocado. Porque, por mais que busquemos conhecer a Deus, sempre deparamos conhecendo-o muito pouco, não podemos ser doutor em divindade simplesmente pela magnificência e grandeza de Deus, veja:
“Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.”
Para sermos doutor em qualquer área nós precisamos de um conhecimento profundo da mesma, e como acabamos de ler, conhecemos a Deus em parte e não profundamente, veja mais:
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”Pode algum mortal ser doutor em Divindade diante da grandeza de um Deus como este? Pode alguém ainda desejar manter este titulo diante das verdades escritas que acabamos de ler? Penso ser simplesmente fantasioso e irreal. Se o apostolo Paulo, homem que teve experiências tremendas com Deus como na estrada de Damasco e na visão do terceiro céu entre outras fez estas afirmações que acabamos de ler, como podem outros homens desejar ostentar este titulo, o simples fato de aceitá-lo já o desqualifica como tal. Pois como pode ser doutor em Divindade e não ter compreendido, que: devemos aprender com Jesus a sermos mansos e humildes de coração. Como pode ser doutor em Divindade e não ter aprendido que:
“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.” Isaías 66.1-2
Como pode alguém ser doutor em Divindade e não saber que:
“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2.1-8Se quiser continuar ostentando o titulo de doutor em Divindade, fique a vontade, mas saiba de uma coisa, entre os homens nascidos de mulher, não há doutor em Divindade, deixo aqui a mesma palavra que Jesus disse a Nicodemos:
“Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?”

Por: Ralph Castello.

As Duas Testemunhas.


Certo dia, estava lendo o livro do Apocalipse no capítulo 11 e ao ler o versículo 3, observei esta escrita:
“E darei poder as minhas duas testemunhas.”Não tinha conhecimento algum sobre esta narrativa, fiquei a perguntar o que seria isto, pois também não havia ouvido falar sobre este assunto. Foi então que comecei a perguntar a Deus o que seria isto, quem seria estas duas testemunhas. Fui tomado de um desejo muito grande de descobrir do que o texto estava falando, entretanto não quis buscar saber o significado deste texto Bíblico em lugar nenhum a não ser a própria Bíblia com a direção do Espírito Santo de Deus.
Na realidade, eu não desejei ouvir ninguém falar sobre este assunto e nem ler livros que falassem do mesmo, pois desejava ouvir isto do próprio Deus. Não que se ouvisse de alguém ou lesse algum livro fosse ruim, antes pelo contrário, mas é que algo me dizia que precisaria ouvir do próprio Deus. Continuei a meditar e a buscar entender o que seria isto, de que falava esta Escritura, quando me vieram à mente dois nomes: Moisés e Elias. Eu perguntei como que a mim mesmo: O que, Moisés e Elias? E ai pude entender que era o Senhor quem falava, quando me veio a resposta: “Sim, Moisés e Elias.”
Fiquei muito satisfeito com o que acabara de ouvir, foi então que pela primeira vez saí e perguntei a uma irmã em Cristo se ela já havia lido algum comentário acerca deste texto, pois até este momento não havia perguntado coisa alguma a respeito deste texto a quem quer que fosse, a não ser a Deus.
Pelo que aquela irmã me respondeu: Já sim, certa vez ouvi um pastor dizer que eram Moisés e Elias. Quando ela me disse isto, me alegrei no espírito, pois a resposta que ela me dera, era a mesma que eu ouvira de Deus. Foi então que comecei a buscar conhecimentos Bíblicos para fundamentar esta doutrina.
Falar sobre as duas testemunhas é falar de um período em que a Igreja estará sendo coroada ou galardoada no céu diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba do próprio Deus o seu galardão segundo as suas obras, este é o tribunal de Cristo, não para punir, mas para galardoar, veja:
“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” Dn 7.9-10
É falar também sobre a outra face da moeda, ou seja, Cristo coroando a Igreja no céu após o arrebatamento, e o anticristo reinando aqui na terra após o arrebatamento da Igreja. E é justamente aqui durante o curto reinado do anticristo que aparecem as duas testemunhas.
Na narrativa Bíblica acerca da transfiguração, narrado no livro de Lucas capítulo 9.28-33, Moisés e Elias aparecem em glória conversando com Jesus acerca de sua morte que havia de cumprir-se em Jerusalém.
“E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar. E estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e as suas vestes ficaram brancas e mui resplandecentes. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,os quais apareceram com glória e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo o que dizia”.
Este é um dos sinais indicativos que as duas testemunhas são Moisés e Elias. Vejam que eles conversam com Jesus acerca de sua morte que se cumpriria em Jerusalém. Como todos sabem, Jesus foi crucificado em Jerusalém algum tempo depois desta conversa com Moisés e Elias. Penso que eles também falaram a respeito de suas mortes as quais se cumprirão também em Jerusalém, pois segundo a narrativa Bíblica as duas testemunhas serão mortas em Jerusalém.
Fica difícil imaginar que eles não conversaram com Jesus também acerca disto, pois ambos, Moisés e Elias seriam muito tempo depois de Jesus mortos em Jerusalém durante o reinado do anticristo.
Certa vez, conversando com um pastor e professor em teologia acerca deste assunto, ele disse-me que eu estava equivocado, pois as duas testemunhas eram Elias e Enoque, pois segundo ele foram os únicos que foram arrebatados, já que Moisés havia morrido no monte. Fiquei pensativo, e não tive resposta alguma contrária para dar ao amigo pastor que falara comigo. Entretanto, mesmo sem ter como contestar a afirmativa do pastor, no meu intimo eu tinha certeza de que as duas testemunhas eram Moisés e Elias, mas o que ele acabara de falar fazia sentido, e eu não tendo como questionar, calei-me e fui perguntar ao Senhor o Deus todo Poderoso de quem eu tinha ouvido que eram Moisés e Elias.
Disse ao Senhor: e agora Senhor o que eu respondo para ele, pois o que ele me disse faz algum sentido, muito embora eu saiba que não é assim, entretanto eu não tenho resposta para dá-lo, pois o conhecimento que recebi, não foi em cursos teológicos onde eles sempre têm uma opinião formada acerca desta e outros pontos teológicos. Gosto muito de ler, principalmente a Bíblia, porém busco a conclusão final desejando ouvir do próprio Espírito Santo, afinal toda a Escritura é divinamente inspirada.
Quando orei ao Senhor acerca disto, a resposta foi imediata, pelo que o Senhor me respondeu:
“Quem disse que Enoque não morreu? A Escritura diz que ele foi arrebatado para não ver a morte, mas não diz que ele não morreu, e o que importa Moisés ter subido ao monte e morrido, acaso não posso Eu o Senhor ressuscitá-lo? E porque o diabo contendia com Miguel acerca do corpo de Moisés, o que o diabo queria fazer com o corpo de Moisés, porque Eu o Senhor enviara Miguel o arcanjo para defender o corpo de Moisés ?”
“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hb 11.5
“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 9

Quando ouvi e meditei nestas palavras o meu espírito se alegrou, pois agora compreendera e podia dar a resposta que eu precisava dar ao meu amigo pastor. Voltei e lhe anunciei conforme havia ouvido de Deus, ele ficou pensativo, pois também lhe havia dito que os sinais que as duas testemunhas realizarão, são sinais que identificam os ministérios de Moisés e Elias, e não o de Enoque, veja:
“Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra. E se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.” Ap.11.4-6E além disso, digo que Moisés fora um dos homens que marcou a vida dos Israelitas, foi quem a mando de Deus tirara o povo do cativeiro no Egito e o conduziu até a entrada de Canaã, realizando Deus por meio dele grandes e notáveis milagres, conforme narra as Escrituras.
Elias é conhecido como o maior dos profetas em Israel, embora nós saibamos que o maior profeta foi Jesus o filho do Deus vivo. Entretanto, devido ao fato de Israel nação não ter reconhecido a Jesus como o Messias, para eles ainda hoje, Elias foi o maior profeta que apareceu em Israel. Na verdade, penso que o Diabo queria era destruir o corpo de Moisés, não que Deus não pudesse regenerá-lo se fosse destruído, mas é que Deus tinha e tem um objetivo nisto tudo e não permitiu que Satanás tocasse no corpo de Moisés. Na realidade, tanto os corpo de Moisés, como o de Elias, estão guardados por Deus em algum lugar, de forma que não se corrompam preparados para aqueles dias onde as duas testemunhas profetizarão aqui na terra por três anos e meio. Digo que o de Elias também porque no arrebatamento Elias foi arrebatado no corpo físico, e na transfiguração apareceu com glória juntamente com Moisés conversando com Cristo. E nós sabemos que o próprio Moisés não pode ver a face de Deus, quando ele pediu a Deus para ver a sua glória, também Elias de maneira alguma chegaria diante de Deus com o corpo carnal com o qual fora arrebatado, tanto é assim que a Escritura diz que eles estão diante do Deus de toda a terra, como já vimos.
Creio que durante ou depois do arrebatamento Elias foi separado do corpo físico, pois só assim ele poderia apresentar-se diante de Deus como Moisés que morreu no monte para poder entrar na presença de Deus, mas teve o seu corpo guardado para aqueles dias onde as duas testemunhas profetizaram durante três anos e meio, e depois serão mortas, como também fora o seu Senhor Jesus. Ora é por isso que os corpos de Moisés e Elias estão guardados por Deus em algum lugar; pois como as duas testemunhas poderão ser mortas, se não estiverem vivas em um corpo físico mortal? Só que depois de três dias e meio de mortos, Moisés e Elias serão ressuscitados e subirão aos céus em um corpo glorificado a semelhança do de Cristo ressurreto e igual à de todos os santos que os receberão na glória para a continuação da festa das bodas do Cordeiro.
“E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.”Ap.11.7-1
No momento em que acontecer o arrebatamento da Igreja, os Israelitas (Nação) não subirão, pois ainda a nação de Israel não reconheceu a Jesus Cristo como o Messias, lembre-se do que disse Jesus:
“Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.”Mt.21.28-32Os Israelitas permanecem na terra durante uma parte do reinado do anticristo, e será justamente durante este período que as duas testemunhas profetizam. Israel custa a se render e a reconhecer que Jesus é o Messias, pois a primeira metade do reinado do anticristo é de “paz e aparente justiça”, até o momento em que o anticristo se levanta, veja:
“Aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.” 2Tess.2.4.
Ora, o trono de Deus aqui na terra será em Jerusalém, que é a capital de Israel. Até este período, o anticristo vinha mantendo uma falsa aliança com Israel, mas no momento em que ele se auto intitula deus e se assenta como deus para reinar a partir de Jerusalém, os Israelitas não o aceita. É neste momento que começa a segunda parte do reinado do anticristo, agora ele tira a máscara e começa a mostrar quem realmente ele é. Neste período quem se recusar a adorá-lo como deus será perseguido e morto, ele perseguirá a Israel com toda fúria, serão os piores dias desde em que o homem foi criado, dias de trevas, angustias e perseguições. Tempo em que os vasos da ira de Deus estarão sendo derramados sobre a terra e sobre os homens. Durante a primeira parte do reinado do anticristo, que são de três anos e meio, Moisés e Elias estarão em Jerusalém profetizando sobre toda a terra, e neste tempo Deus estará exercendo juízo sobre os homens através das duas testemunhas, e apesar do mundo odiá-los por isso, ninguém poderá fazer mal algum a eles enquanto durar o tempo de suas profecias, e se alguém quiser se levantar contra eles serão mortos, pois estarão revestidos do poder e proteção de Deus, veja:
“Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara e foi-me dito:Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias. Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.” Ap.11.1-13A conclusão que temos é que, após o arrebatamento da Igreja, durante a primeira parte do reinado do anticristo, as duas testemunhas aparecem profetizando em Jerusalém segundo o poder do Deus todo Poderoso. Estas duas testemunhas como vimos são Moisés e Elias, que pelo poder de Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, voltam em seus corpos carnais, visto que o corpo de Moisés foi guardado por Deus através do arcanjo Miguel, e de Elias também esta guardado em algum lugar, que creio seja o mesmo de Moisés, visto que os dois apareceram conversando com Jesus, e apareceram com glória, e certamente não foram com os corpos carnais, veja:
“Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém.”Lc.9.28-31E se não foi com os corpos carnais entendemos que como o de Moisés, o corpo de Elias também esta guardado por Deus para aqueles dias.
Poderíamos falar muito mais sobre as duas testemunhas, mas cremos ser no momento o suficiente para nos ajudar a entender que o reinado de Cristo por mil anos aqui na terra será um reinado literal.

Por: Ralph Castello.