segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Anjo da Igreja.


Há muito tempo me ensinaram que os pastores são os anjos das igrejas, baseando-se nas sete cartas às igrejas do Apocalipse.
E este é o pensamento de muitos, mas será que isto é de fato verdade?
Analisemos, pois, um destes textos contidos no livro do Apocalipse:

“Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.”

O primeiro fato que temos que observar é que nas igrejas existiam vários pastores conforme escreve o apostolo Paulo. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Ef.4:11
Sendo assim qual destes seria o anjo da igreja em Éfeso? Visto que a palavra anjo é colocada no singular e não no plural, e alem disso se encontra escrita de forma minúscula. Quando se refere às Escrituras ao Anjo do Senhor com escrita maiúscula sabemos que é uma referencia a Cristo, que não é o caso aqui tratado.
Se a escrita é apresentada de forma minúscula entendemos que é uma referencia aos anjos de Deus, visto que se trata de sete anjos, um para cada igreja, veja:

“O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas” Ap. 1:20.

Quem faz a descrição desta Escritura é o próprio JESUS, e em momento algum ele se refere aos anjos como pastores, e sim como anjos. Como dissemos acima se os pastores fossem os anjos das igrejas, a qual deles se refere as sete cartas, visto que existiam vários? Se isto não fosse o bastante a Escritura ainda se faz mais esclarecedora quando lemos no mesmo livro do Apocalipse:

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.” Ap.1:1-2

Veja que o texto é sobremaneira esclarecedor, a revelação é de CRISTO para ser mostrada aos seus servos (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores) todos estes são servos e não anjos da igreja. “E pelo seu anjo enviou e as notificou a João”. Veja que é o anjo que notifica a João por ordem de JESUS, e João testificou da Palavra de Deus as igrejas, inclusive a nós. Veja:

“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.” Ap.1.4

Na realidade a colocação de pastores como anjos da Igreja, não passa de uma crendice religiosa.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32.

Por: Ralph Castello.

29 comentários:

  1. Anjo é anjo e homem é homem, passando disso é de procedencia maligna !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vocês tem uma facilidade de se dobrar a tantos títulos terrenos, tais como: Doutor, Juiz, Advogado, Políticos, Presidentes, mais a um título dado por Deus aos Ministros Dele aqui na Terra, vocês se levantam, anjo é mensageiro, e o mensageiro da igreja é o Pastor, esta explicado ou você quer mais

      Excluir
    2. Amado, não sei de onde você tirou a ideia que os pastores são os mensageiros da igreja, mas da Bíblia não foi. Pastor é um dom espiritual, devendo sim ser usado na igreja, agora Biblicamente quem fala a igreja e ao mundo são os profetas, existindo também pastores profetas,sim, pois, há servos e servas de Deus com mais de um dom.Entre outros textos veja:Efésios 4:11 "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,"

      E Atos 2:17-18

      "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
      E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;"

      Excluir
    3. 1º O numero 7 não é o numero da perfeição como muitos dizem e sim o número da TOTALIDADE, do COMPLETO e sendo assim o texto nos leva a totalidade dos pastores!!!
      Na interpretação de textos bíblicos é necessário que se saiba discernir quando uma expressão tem o sentido literal e quando tem o sentido figurado. Na maioria das vezes, ao recorrermos ao contexto imediato encontraremos a solução. Em outros casos, é preciso recorrer a toda uma história dos costumes e da linguagem dos povos da época em que o texto foi escrito e, até mesmo procurar ver se o texto é profético, quando, na maioria dos casos, tem o sentido figurado, mesmo.

      No texto em questão, é fácil observar que o "anjo da igreja" não era um anjo no sentido de um "ser celestial", primeiro pelo contexto geral da Bíblia que em momento algum fala de um anjo que cuida do aspecto doutrinário da igreja ou do povo de Deus. Segundo, porque o contexto imediato aponta para alguém que havia recebido de Deus a responsabilidade de comunicar sua vontade e de aplicar sua doutrina, corrigindo, disciplinando e até excluindo, se necessário fosse. Essa prerrogativa não é atribuída a anjos em nenhum outro texto bíblico. Ou seja, nem o contexto imediato, nem o contexto amplo e geral das Escrituras apoiam a idéia de que aos anjos foi dada esta responsabilidade, pelo sucesso ou pelo fracasso de uma assembléia, de uma igreja.

      Já a interpretação que indica serem os pastores locais de cada uma das sete congregações os "anjos da igreja", é plausível e encontra respaldo, por exemplo, no texto de Malaquias 2:7. Veja:

      > Malaquias 2:7 - Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.

      Excluir
  2. DESDE MUITO CEDO APRENDI E TENHO ENSINADO QUE MUITOS EVANGELICOS TEM TRADIÇÕES SEM RESPALDO BIBLICO, E ESSES É UM, ENTRE MUITOS, JARGÕES E OUTROS ERROS QUE SE PERPETUAM...
    Voltemos completamente a biblia, mas por favor, não vamos torce-la, Pastor é apenas homem, aliás obreiros são simplesmente isso: homens faliveis!!!

    DEUS ABENÇÕE A TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME EXPLIQUE AMADO; PORQUE QUE O ANJO VAI PASSAR PELAS TRIBULAÇÕES. É CLARO QUE SÃO OS LIDERES DAS IGREJAS,QUE NA ÉPOCA ESTAVAM NESSAS SITUAÇÕES QUE INFELIZMENTE HOJE MUITOS LIDERES SE ENCONTRAM NA MESMA E TEMOS QUE ORAR POR ELES. DESCULPE-ME MAIS ESTA MUITO CLARO É SO OBSERVAR. DEUS ABENÇOE A TODOS.

      Excluir
    2. Para mim Jesus veio para servir e não liderar.

      A liderança do Senhor Jesus ocorrerá quando voltar.

      Nós Cristãos devemso servir uns aos outros como Ele nos ensinou, e quando isso acontece respeitamos todos os ministérios do corpo de Cristo.

      O contrário de líder é servo. Simples assim!

      Cristão é nova aliança e não antiga.

      Excluir
  3. »APOCALIPSE [2] (Para o anjo da igreja, mensageiro ou pregador da palavra, repassar para o povo)
    1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
    2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;
    3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.
    4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor...

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe irmão. Ele também me disse a mesma coisa, e achei estranho pq muitos em várias denominações acreditam nisso, que o pastor é o anjo da igreja...mas sempre achei coisa de sistema religioso...glória seja dada a Cristo por nos iluminar e não nos deixar presos ao engano...

    Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os seres humanos andam tão cegos a respeito de suas fé que tratar e se denominar um anjo da igreja se torna ate ilario ...pois se o homem visse hoje um arcajo ou anjo acharia que seria o proprio Deus por tamanha sua grandeza ass emickael

      Excluir
  5. Muito interressante o seu estudo, pena que deixou de ler o resto do texto. Eu não sabia que os anjos podiam deixar o seu primeiro amor,como na igreja de efeso , e nem que existia anjo pobre e com pobreza e outros ricos.
    Mais principalmente que os anjos podem ser cegos , desgraçados ,podres e nú. Meu Deus texto sem contesto é terrivel meu irmão claro que esse anjo são os pastores assim como jesus disse de joão batista,"eis que diante de ti envio o meu anjo o qual vai preparar o caminho diante de mim..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cartas não são escritas aos anjos, mas as igrejas meu irmão, o texto é muito claro e não precisa de explicação até um incrédulo pode entender, mas talvez seja difícil aos acostumados com a religião humana. Como é possível tamanha cegueira, dureza de coração e incredulidade, ou você não quer ver ou é completamente cego. E não é este texto que está sem contexto, mas o que você enviou é extremamente adulterado, precisa buscar mais em Deus.

      Excluir
    2. meu amigo mas quem disse que Deus vai enviar pastores obreros ou simplesmente o homem com suas arrogancias para preparar o caminho diante dele ass emickael

      Excluir
  6. QUERO DIZER PARA VERMOS QUE FALA A RESPEITO DO ANJO DA IGREJA DE ESMIRNA, QUE DIZ QUE O DIABO LANÇARA ALGUNS D VOS NA PRISAO, PARA QUE SEJAIS TENTADO E TEREIS UMA TRIBULAÇAO DE DEZ DIAS. SE FIEL ATE A MORTE E DAR TE EI A COROA DA VIDA, IRMAOS SE FORMOS LERMOS AS SETE CARTAS DAS IGREJAS VEMOS QUE O ANJO DAS IGREJAS SAO OS LIDERES DAQUELAS IGREJAS, AS CARTAS SAO ESCRITAS PARA AS SETE IGREJAS E PARA O SETE ANJOS QUE SAO OS SEUS LIDERES, E QUEM LIDERA ESTAS IGREJAS SAO OS PASTORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão onde está escrito que os pastores estão a direite de Deus, pois se anjo é pastor ele está a direita de Deus. Por favor leia Apocalipse 1:1-2 "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
      O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto."
      A revelação é de DEUS E FOI ENTREGUE AO ANJO E, O ANJO ENTREGA A JOÃO E, JOÃO NOTIFICA AS IGREJAS.

      Excluir
    2. ESTA CERTO ! É SO LER ;COMO QUE O ANJO DO SENHOR VAI PASSAR POR ESSAS TRIBULAÇÕES.

      Excluir
  7. Olá. Não tenho a intensão de entrar em debate, mas de aprender. E analizar com você item a item para não cair no ero.
    Bom vamos analizar este item por enquanto:

    Ap 2:1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso:
    Porque Jesus tendo os anjos ao seu lado e contato direto e instantâneo com eles. Escreveria uma carta.
    Pergunto eu, não seria uma carta há um líder de ministério?

    Acho proveitoso investigarmos este ponto juntos para tirarmos todos as dúvidas de que passar por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não não é um líder e nem muito menos pastor!!nunca!. Amado! anjo quer dizer! mensageiro né? beleza! então está sendo dirigida as cartas ao mensageiro q está em cada uma das igrejas da Ásia, entende? portanto o mensageiro é um dos tais da igreja que transmite a mensagem do salvador. é isso ai amado!! pronto.

      Excluir
  8. “Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.”

    Em Atos 20 Paulo fala com os presbíteros de Éfeso e diz que eles (plural) foram designados para pastorearem coletivamente a igreja de Éfeso.
    a qual deles se refere as sete cartas, visto que existiam vários em éfeso segundo Atos 20 a partir do versículo 17?

    Outro ponto que reforça é que toda explicação de um mistério nas escrituras é literal. a explicação é sobre as sete estrelas e sete castiçais que estão na presença de Deus (mistério). Então João tem a interpretação literal de que as estrelas são Anjos e os Castiçais as igrejas. está tudo no texto. Que eu saiba, nunca a bíblia menciona estrela se referindo a homens, mas sim a anjos. o que reforça a explicação do mistério. Lembram-se da estrela da alva? se referia a homem ou a anjo?

    ResponderExcluir
  9. Bom vamos lá.
    Continuo crendo que carta não é enviada a anjos pois eles são seres celestiais que vivem no plano celestial e portanto junto com Jesus, e não tem a necessidade de cartas.
    Já se for para um ser humano a carta é necessária pois se torna um documento.
    E no texto abaixo.

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
    E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
    Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
    Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
    Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
    Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
    Apocalipse 2:11-16

    A carta é enviada a igreja e ao anjo. Portanto o versículo que diz arrepende-te, dá a entender que o anjo também está incluído.
    E caso este anjo seja um ser celestial ele não precisa de arrependimento.
    Não sei se foi para um pastor, bispo, ancião, apostolo, mas não creio que foi a um anjo celestial.
    Sabemos também que a palavra anjo vem do grego angelus mensageiro. Para a cultura hebraica o termo é malakl; mensageiro ou emissário.
    Isto ainda nos dá o indicio de que não precisa ser nenhum pastor, bispo ou outro como citei, mas sim alguém simplesmente separado por Deus para levar sua mensagem.

    ResponderExcluir
  10. Apocalipse 1:1
    Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

    Como já foi dito aqui Deus da a revelação ao anjo, que da a João que escreve as cartas;

    Apocalipse 1:19-20
    Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
    O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

    João não escreva para anjos e sim homens a aqui denominados anjos ou mensageiros, tal vês por conta da importância do conteúdo da carta. Repito,pode até não serem obreiros, mas com certeza as cartas de João foram para homens e não para anjos celestiais.

    Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
    Apocalipse 2:1

    ResponderExcluir
  11. 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
    2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;
    3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.
    4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor... (POR FAVOR RESPONDAM O ANJO DO SENHOR DEIXOU O PRIMEIRO AMOR)

    ResponderExcluir
  12. Olá, novamente estamos aqui em um tema polemico. Só gostaria que os comentaristas, não fossem anônimos, pois o anonimato, normalmente se dá a quem quer se esconder, e creio que não é o nosso caso aqui.
    Ou não.

    ResponderExcluir
  13. Olá amados, em busca de entender melhor o jargão: Anjo da Igreja, deparei-me com vossos pensamentos.
    Em minha humilde opinião: 1- DEUS põe ordem na casa explicando a separação dos ministérios (FUNÇÔES) "APOSTOLO, PROFETAS, EVAMGELISTA, PASTORES, MESTRES" onde cada um tem seu dom / função, podendo ser acumulativo. 2- Não conheço evidências Bíblicas de DEUS escrever a um ser celestial, além de não encontrar racionalidade nisso, já que estes estão ao seu trono. 3- definição de Anjo (CONCEITUAL/PRÁTICO) os que "levam a mensagem de DEUS", "Os que defendem, servem aos salvos". 4-Base Bíblica - desconheço base Bíblica para a hierarquia (doutrina/humana) adotada por muitas igrejas contemporâneas onde ser Pastor e ser "dono da igreja", talvez essa seja a dificuldade em compreender o texto.
    5- [DEFINE]quando o verdadeiro Pastor realmente conduz(CUIDA) do rebanho e já que a igreja é composta de pessoas este é o ministério (BÍBLICO) que compete a condução dos mesmos, em **ALIMENTAR com a MENSSAGEM que é a PALAVRA DE DEUS, seja escrita ou revelada por meio de ANJOS ou do próprio DEUS, pelo seu SANTO ESPIRITO. Não é um domínio, é um serviço (vide PREBITÉRIO). Desta forma creio que o texto sita esta competência e se não o citar em termos PRATICOS em na difere. Thiago Alvarez

    ResponderExcluir
  14. Nesta passagem bíblica, a palavra hebraica (mal'ak), designativa de anjo, é empregada aos líderes religiosos como sendo mensageiros da vontade de Deus.

    Ainda no Antigo Testamento, já havia a tradição de chamarem ao líder de anjo de Deus, ou, de compará-lo a um anjo de Deus, como vemos nas seguintes passagens:

    > 1 Samuel 29:9 - Respondeu, porém, Aquis, e disse a Davi: Bem o sei; e que na verdade aos meus olhos és bom como um anjo de Deus; porém disseram os príncipes dos filisteus: Não suba este conosco à batalha.

    > 2 Samuel 14:17 - Dizia mais a tua serva: Seja agora a palavra do rei meu senhor para descanso; porque como um anjo de Deus, assim é o rei, meu SENHOR, para ouvir o bem e o mal; e o SENHOR teu Deus será contigo.

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos e irmãos, gostaria que os nossos líderes não levassem a minha opinião como ofensa, mas tenho pesquisado sobre este assunto e percebo que o fato do pastor e igreja viverem situação de risco a todo tempo tem feito com que os pastores procurem formas de se livrarem deste lugar de tanto peso. Ser anjo, angelical de asinhas e tudo parece ficar muito pesado ao homem. No entanto o que DEUS requer daquele que se dispõe, receber bonus pelo seu trabalho em seu nome é exatamente que seja como um anjo Dele, responsável, que leve a mensagem e cumpra com o seus deveres eclesiásticos assim como Ele propôs aos profetas e outros líderes. Concordo plenamente com as defesas do Pastor Paulo Criz. Luzia

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente! Se é o pastor o tal anjo ou não eu estou procurando saber e discernir, mas o que percebo na bíblia é que o próprio Jesus ensinou que entre nós, separados de Deus, ditos cristãos, discipulos de Cristo, não há maior ou menor todos somos do mesmo tamanho, a autoridade que nos é dada se divide segundo cada dom que nos foi entregue pelo Espírito Santo. A igreja deveria funcionar como um Corpo, onde cada um faz aquilo para o qual foi separado e todos dependendo uns dos outros em função do crescimento do Corpo, sendo liderados por um só espirito e este o Espirito Santo de Deus. O que vejo são administrações onde colocam um homem acima de todos os outros, inibindo e controlando quando e onde cada pessoa pode manifestar seu dom. Ah! já ia me esquecendo mas parece que me lembro de uma coisa parecida com, que através da Cruz de Cristo todos receberam o Sacerdócio Real, Livre Acesso ao Santo dos Santos, e o único mediador entre Deus e nós é o Cristo. Se nós trabalhassemos realmente pensando em nos organizar e desenvolver nossa salvação mediante os dons que recebemos, netão creio que seriamos mais parecidos com a igreja primitiva de Atos.

    ResponderExcluir